sábado, 10 de junho de 2017

Feijoada do Voto atinge meta! Vem aí Cidadonos Rock e fórum de entidades populares


Renato e Rubens representaram a Amatatuí no evento
Posted by: Claudia Muller

Voto Consciente Jundiaí - Com a participação dos novos voluntários e a presença do público que sempre prestigia suas ações, o Movimento Voto Consciente de Jundiaí realizou no último domingo (28) sua tradicional feijoada beneficente na Associação dos Aposentados do Município para o financiamento da Ficha Pública 2018. Elaborada e organizada inteiramente pelos voluntários, este ano a feijoada ganhou um tom mais informal e mais participativo. Agora o Voto se prepara para o Cidadonos Rock, marcado para o segundo semestre, além de um fórum de entidades populares de Jundiaí, ainda em elaboração, que visa fortalecer a rede de apoiadores para a apresentação de novas propostas voltadas à consciência cidadã. O mapeamento dessas entidades, coletivos e movimentos será lançado em junho, segundo o organizador e voluntário Rafael Regatieri.

No evento as integrantes da área de Eventos, Lívia Maria Siqueira e Natália Rick, agradeceram a presença maciça dos colaboradores e apontaram algumas características da Ficha Pública, que é editada em anos de eleição. Elas explicaram que a publicação é distribuída gratuitamente e registra as promessas dos candidatos, possibilitando que o cidadão possa cobrá-las diretamente aos eleitos. Lívia lembrou que esse trabalho é possível também graças ao acompanhamento feito todas as terças-feiras pelos voluntários nas sessões ordinárias da Câmara, quando se elabora, através de prontuário, um controle do trabalho dos vereadores, como projetos relevantes, atuação e presença em plenário, entre outros.

“Hoje o Voto Consciente tem também outras áreas, como a de Educação, de Eventos, do Projeto Cidadonos e de Comunicação”, afirmou. Natália lembrou, por outro lado, que o movimento comemorou 10 anos em 2016, quando o grupo arrecadou verba para a impressão de 15 mil Fichas Públicas. Além de citar as realizações do Voto nesse período – como oficinas e palestras a jovens de várias escolas e o concurso Cidadonos, que premia as melhores ideias para transformar Jundiaí em uma cidade melhor – Natália agradeceu a participação dos novos integrantes. “Eles trazem novas ideias e sangue novo ao grupo”, finalizou. As voluntárias agradeceram também a Associação dos Aposentados, que sempre cede seu salão para os eventos do Voto, à família Sutti e sua adega, ao músico jundiaiense Bruno Dal’Mora e ao especialista em som Maurício Schiavi Júnior.

Apoiadores

“Recebi o convite para participar desse evento e o encarei – além, é claro, de poder rever amigos queridos – como uma chamada à ação e um instrumento para a conscientização política. Jundiaí está de parabéns por ter pessoas que alicerçam a cidadania”. Essa foi a resposta dada pelo analista de sistemas Rogério Ribeiro, que participou pela primeira vez, a entrevista feita durante a feijoada. Outros presentes, como os comerciantes Mário Luís de Oliveira e Isabel Martins de Oliveira, disseram acreditar na seriedade do trabalho realizado pelo Voto. “Quantas vezes pudermos colaborar, estaremos junto”, afirmou Isabel, a Bel da padaria Thaty Pães, que sempre distribui a Ficha Pública no balcão do seu estabelecimento. Prestigiaram a feijoada também os representantes da ONG Amatatuí, Renato Passini e Rubens Antônio da Silva, que trocam ideias com o Voto Jundiaí para fundar, naquela cidade, um movimento nos mesmos moldes.

Texto: Cláudia Muller
Foto: Felipe Martinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário